Início
Apagão do sistema elétrico nacional repercute no Meio Oeste de SC PDF Imprimir E-mail

 

Florianópolis, dia 11 de novembro de 2009 - O blecaute que atingiu as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre, o interior do Paraná, as Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País na noite de ontem (dia 10), por conta de falha na Hidrelétrica de Itaipu, provocou a interrupção do fornecimento de energia da região de Caçador, no Meio Oeste do Estado, exatamente no mesmo momento do episódio, às 22h13min. Das 22h13min às 22h31min, houve desenergização de duas Subestações – Caçador e Caçador Castelhano e cerca de 31 mil unidades consumidoras ficaram sem energia por aproximadamente 18 minutos. Depois deste período de tempo, o sistema voltou à completa normalidade na região. 

 

 

Temporal em Chapecó

 

Independentemente do apagão provocado pela falha em Itaipu, no início da tarde de ontem um temporal que durou cerca de 20 minutos, mais precisamente entre 13h50min e 14h20min, afetou por uma hora e meia o fornecimento de energia aos municípios de Chapecó, Águas Frias e Nova Itaberaba, na Região Oeste de Santa Catarina. Os fortes ventos, a chuva e as descargas atmosféricas provocaram avarias ao sistema elétrico, com queda de postes e o rompimento de condutores, destelhamento de residências e danos em aviários.

 

 

Em toda a região, cinco mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica. No município de Chapecó, foram atingidas as áreas rurais e principalmente o centro da cidade. Um total de 40 profissionais, entre as equipes de manutenção, emergência e empreiteiras foram mobilizados para atender os pedidos de reenergização. Por volta das 21 horas, segundo informações da Agência Regional da Celesc em Chapecó, todas as reclamações haviam sido atendidas.

 

 

Assessoria de Comunicação Social