Início
Celesc Distribuição lança, em Blumenau, sistema automatizado de medição PDF Imprimir E-mail

Amanhã, às 17 h, no Viena Park Hotel, em Blumenau, a Celesc Distribuição lança oficialmente o projeto-piloto de medição automatizada em 3.670 consumidores do município. Denominado de SAM - Sistema Automatizado de Medição, o projeto usa tecnologia PLC - Power Line Communications - para enviar e receber informações, por meio da própria rede de distribuição de energia elétrica.

  A implantação do projeto consiste em três etapas: substituição dos medidores eletromecânicos por eletrônicos, instalação de sistema de comunicação, denominado TWACS, entre cada medidor e a subestação Blumenau-Garcia da Celesc e a instalação do centro de controle na sede da Celesc Distribuição em Florianópolis.Na prática, a primeira vantagem desse sistema é eliminar a necessidade de um leiturista ir até a unidade consumidora para ler o medidor de energia porque as informações de consumo serão obtidas remotamente. “O projeto não terá nenhum custo aos nossos clientes. Ao contrário, vai oferecer vantagens, pois permite avaliar o funcionamento da rede elétrica em tempo real. Assim, futuramente, a Celesc Distribuição poderá implantar outras facilidades para o cliente como estabelecer tarifas horo-sazonais para as unidades residenciais e até fazer a leitura à distância do consumo de água e gás”, aponta Carlos Alberto Martins, Diretor Comercial da Celesc Distribuição.O sistema foi fornecido em regime de turn key pela empresa brasileira Nansen - Instrumentos de Precisão. A tecnologia TWACS - Two-Way Automatic Commnunication System - é da empresa norte-americana Aclara.

A tecnologia de medição remota é usada amplamente pelas concessionárias de energia na Europa e nos Estados Unidos. No estado americano de Wisconsin, por exemplo, a automatização de 425 mil unidades consumidoras proporcionou ganho de 100 mil dólares/ano somente com a eliminação da leitura “estimada”, aquela que é feita quando alguma circunstância impede o acesso direto ao medidor.

Outras informações:Como funciona o SAM?Os medidores instalados nos diversos consumidores atendidos por uma subestação são conectados a um módulo de comunicação chamado transponder, que emite sinais com dados do consumo de energia elétrica.

Esses sinais são emitidos vida rede de distribuição e chegam até a subestação da Celesc Distribuição. Ali, equipamentos especiais recebem os sinais e os retransmitem para uma Central de Controle, onde é realizado o gerenciamento e análise dos dados de medição coletados.

Que facilidades e benefícios o SAM traz para o cliente da Celesc Distribuição?Os sistemas de medição automatizada trazem diversas facilidades e benefícios para os consumidores de energia elétrica. Veja:
  • Leitura automática da medição, ou seja, do consumo de energia elétrica. Assim não haverá necessidade de um leiturista ir até o local de consumo, garantindo mais segurança para o consumidor e facilitando o trabalho de medição para a Empresa;
  • Conexão e desconexão remota nos medidores com módulos de corte e religamento automático, garantindo mais rapidez na prestação desses serviços e mais satisfação para o consumidor;
  • Levantamento da curva de carga de consumo, com intervalo entre 15 minutos e 1 hora. Isso significa que a Celesc Distribuição pode avaliar melhor as necessidades de atendimento em determinadas regiões e/ou em alguns períodos do dia, do mês ou do ano, o que representa mais confiabilidade no sistema elétrico e no planejamento de investimentos de infra-estrutura na rede elétrica da Empresa;
  • Registro automático da falta de energia com data e hora da ocorrência, proporcionando condições precisas de solução dos problemas detectados e atendimento mais rápido em casos de emergência, por exemplo;
  • Monitoramento da tensão na rede, eliminando ou reduzindo possíveis prejuízos tanto ao consumidor quanto à própria rede elétrica.
  •