noticias novo

Celesc faz melhorias na Subestação Araquari e garante mais confiabilidade no fornecimento de energia para a região

A Celesc acaba de dar mais um passo para garantir a estabilidade e a continuidade do fornecimento de energia em Santa Catarina.

Em outubro, a empresa realizou adequações e melhorias importantes na Subestação Araquari, que teve um investimento de mais de R$ 1.2 milhão promete benefícios diretos para cerca de sete mil unidades consumidoras na região.

Com a implantação de uma nova entrada de linha de 69kV, a adequação da Subestação Araquari tem como principal objetivo mitigar os impactos de falhas na linha de distribuição entre Araquari e São Francisco do Sul. Antes da obra, qualquer falha nesse trecho causava o desligamento de não só Araquari, mas também das subestações de São Francisco do Sul, Ubatuba e Petrobrás, afetando diretamente a população e o comércio local.

WhatsApp_Image_2024-11-22_at_12.36.21.jpeg

Agora, com a instalação de um disjuntor e outros equipamentos, como transformadores de corrente e parar-raios, a Subestação Araquari se mantém energizada em caso de falhas no trecho entre Araquari e São Francisco do Sul, evitando a queda no fornecimento de energia para sete mil residências, empresas e indústrias.

Além disso, os novos equipamentos facilitam a localização de falhas, o que reduz o tempo de resposta e restauração do serviço, beneficiando diretamente a população local.

"Essa obra representa um avanço significativo para a qualidade do fornecimento de energia na região Norte de Santa Catarina. A adequação da Subestação Araquari é um exemplo claro do compromisso da Celesc com a modernização e o fortalecimento da nossa rede elétrica, garantindo mais confiabilidade e segurança para os consumidores", destaca Wagner Vogel, gerente regional da Celesc em Joinville.

WhatsApp_Image_2024-11-22_at_12.36.20.jpeg

As melhorias na Subestação Araquari são apenas o início de uma série de investimentos programados pela Celesc na região.

Entre as principais obras que vêm a seguir, destaca-se a implantação da Subestação São Francisco do Sul Gamboa, e a implantação da Linha de Distribuição 69kV São Francisco do Sul Gamboa – Seccionamento, ambas em execução.

Também está em fase de contratação a implantação da Linha de Distribuição 138kV Joinville-São Francisco do Sul Gamboa (Trecho 2).