sem luz

      

mercado livre

Ambiente livre e regulado

A comercialização de energia no Brasil é realizada em duas esferas de mercado: o Ambiente de Contratação Regulada (ACR), do qual participam agentes de geração e de distribuição de energia elétrica, e o Ambiente de Contratação Livre (ACL), do qual participam agentes de geração, comercialização, importadores e exportadores de energia, bem como consumidores livres.

No Ambiente de Contratação Regulada, os agentes de distribuição adquirem a energia elétrica por meio de leilões públicos promovidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e operacionalizados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a fim de atender seu mercado (consumidores cativos).

No Ambiente de Contratação Livre, os agentes geradores, produtores independentes de energia, autoprodutores, comercializadores e importadores negociam livremente com consumidores livres e especiais a contratação de energia elétrica por meio de contratos bilaterais.

O Mercado Livre é, assim, um ambiente de negociação, em que consumidores livres podem comprar energia alternativamente ao suprimento da concessionária local. Neste ambiente o consumidor negocia o preço da sua energia diretamente com os agentes geradores e comercializadores. Desta forma, o cliente livre pode escolher qual será o seu fornecedor de energia.

Veja mais informações no site da Aneel.

Confira nossos leilões de energia