ÁREA DE CONCESSÃOA área de concessão da empresa abriga quase todo o território catarinense e um município paranaense, onde está abrigado um mercado consumidor altamente qualificado e diversificado. Legenda Área atendida Celesc D |
A Celesc Distribuição atua no segmento de distribuição de energia elétrica e atende, total ou parcialmente, 285 municípios, contabilizando 3.273.375 unidades consumidoras (junho/2022). Do total atendido, 264 municípios constam no contrato de concessão da distribuidora (263 em Santa Catarina e 1 no Paraná) e 21 municípios são atendidos a título precário, localizados em áreas de concessões de outras distribuidoras (17 em Santa Catarina e 4 no Paraná). O atendimento a título precário ocorre, conforme regulamentação da ANEEL, por razões de conveniência técnica e econômica, decorrentes da inexistência de rede da concessionária titular da concessão. Adicionalmente, a Celesc D é responsável pelo suprimento de energia elétrica para atendimento de 4 concessionárias e 20 permissionárias de distribuição, que atuam em municípios catarinenses não atendidos pela Empresa.
Sistema elétrico:
O sistema elétrico de alta tensão sob responsabilidade da Celesc D possui aproximadamente 5 mil quilômetros de Linhas de Distribuição de 138 kV e 69 kV, com cerca de 318 transformadores de potência ecapacidade de 7,8 mil MVA para uma demanda máxima registrada de 5.371 MVA.
Para garantir um melhor desempenho do sistema elétrico na sua área de concessão, a Celesc investe continuamente na expansão, melhoria e automação das redes de alta, média e baixa tensão.
Os investimentos têm como objetivo aumentar a confiabilidade do sistema elétrico, o atendimento à crescente demanda de energia do mercado consumidor e o aumento da recursividade – interligação de subestações e alimentadores e melhoria da qualidade do serviço, com redução da quantidade de ocorrências e do tempo de recomposição.
Conheça a normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que estabelece as condições gerais de fornecimento de energia elétrica.
Relatórios de interrupção por emergência