A Celesc tem intensificado seus esforços para melhorar a segurança e a qualidade das redes elétricas em Jaraguá do Sul por meio de mutirões semanais de limpeza de postes. Desde março de 2023, a empresa já percorreu e higienizou 73,5 km de redes, retirando aproximadamente 18 toneladas de cabos obsoletos ou que representavam riscos à segurança.
Essas operações fazem parte de um compromisso firmado por meio de um Protocolo de Cooperação Técnica (PCT), assinado com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) — 7ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jaraguá do Sul —, o município de Jaraguá do Sul, a Celesc e sete operadoras de telecomunicações que atuam na cidade.
"O trabalho que estamos realizando em Jaraguá do Sul é essencial para garantir a segurança dos nossos cidadãos e a eficiência do sistema elétrico. Ao retirar cabos obsoletos e desordenados, estamos prevenindo acidentes e contribuindo para um ambiente urbano mais organizado e seguro," destacou Danilson Wolff, gerente regional da Celesc em Jaraguá do Sul.
Os mutirões são realizados todas as semanas, com exceção dos dias chuvosos, feriados e recessos, reunindo as equipes das operadoras de telecomunicações, representantes do Município e da Celesc. As ações mais recentes ocorreram na Rua José Theodoro Ribeiro, no Bairro Ilha da Figueira, e na Rua Bertha Weege, no bairro Jaraguá 99. Ao todo, já foram realizados 51 mutirões, com impacto significativo na melhoria das condições das redes elétricas da cidade.