noticias novo

Diretora Financeira da Celesc participa de reunião do Banco Mundial sobre setor de energia

Na manhã da última terça-feira (15), a diretora de Finanças e Relações com Investidores da Celesc, Claudine Anchite, participou da primeira reunião virtual de uma iniciativa do Banco Mundial - Utility Knowledge Exchange Platform (UKEP). Por meio de uma plataforma online, representantes do setor de energia trocam conhecimentos com especialistas da área de diversas partes do mundo. 

O convite do Banco Mundial à diretora tem o objetivo de estreitar laços com a Celesc, para que a instituição possa dar apoio técnico para futuros investimentos que a concessionária venha a pleitear, bem como recursos de subvenção para desenvolvimento e financiamento de projetos. 

Durante o painel, Claudine detalhou os investimentos em geração distribuída da empresa, citando as iniciativas de micro e minigeração de energia solar, condomínios de energia solar que deverão ser implantados pela Celesc Geração, que incentiva consumidores residenciais, comerciais e industriais a optar por essa tecnologia. A diretora explicou ainda como foram implantados os medidores inteligentes em Araranguá, que resultaram em melhorias operacionais, redução de inadimplência entre diversas outras vantagens.  

Com os medidores inteligentes, o sistema elétrico ganhou automação para as operações de corte ou religação em tempo real. Esse tipo de ação diminui a possibilidade de fraudes na rede elétrica, uma prática ainda muito comum no Brasil.  

Outro ponto abordado pela diretora foi a realidade de geração de energia, setor em que o país é considerado matriz limpa, uma vez que 60% da geração vem de hidrelétricas. Para a Europa, por exemplo, ainda é um desafio substituir a geração termelétrica, por falta de recursos renováveis. 

No mesmo painel em que Claudine apresentou a realidade e os desafios do setor energético em Santa Catarina, estavam a estrategista global de Economia e Planejamento da Enel, na Itália, Francesca Gostinelli, além de Yves Lauren representante do Diretor de Tecnologia e Membro Internacional do Comitê Executivo da Enedis, na França, Antoine Jourdain; o CEO da Ethiopian Electric Utility, da Etiópia, Shiferaw Telila; e o Diretor de Planejamento e Investimento Estratégico da TEIAS, na Turquia, Serhat Metin. 

O diretor executivo de Regulação da Abradee, Ricardo Brandão, presente no evento, falou sobre a implantação de medidores inteligentes e o uso de criptomoedas no mercado para o futuro.  

Quem deu início à reunião foi o diretor global de Prática Global de Energia e Extrativos do Banco Mundial, Demetrios Papathanasiou. Ele começou ressaltando o momento crítico para o meio ambiente e a importância da energia para descarbonizar e ajudar na mudança do cenário climático de desastre de todo o planeta. 

De acordo com Demetrios, os principais desafios para essa mudança são o armazenamento de energia com pouco carbono, empoderamento de pequenos geradores de energia para a produção de energia limpa, a mudança de costumes dos consumidores e a redução de custos, a partir da tecnologia com a utilização de inteligência artificial e machine learning

Esta foi a primeira reunião de uma série de encontros que devem ser realizados anualmente entre líderes e representantes do setor elétrico de diversos países do mundo, para discutir e apresentar a realidade atual das práticas de consumo energético local, bem como as soluções para atingir metas, como a descarbonização e a diminuição dos custos para implantar tecnologias digitais.

Texto: Leticia Bombo