noticias novo

Praça da Energia é o novo espaço da Usina Hidrelétrica do Piraí

A Usina Hidrelétrica do Piraí, a mais antiga de Santa Catarina, localizada na Estrada do Salto, em Joinville, terá mais um atrativo para os moradores e turistas que visitam esse patrimônio histórico do estado. Nesta segunda-feira, 20 de dezembro, a Celesc Geração abriu, na entrada do empreendimento, a Praça da Energia, espaço de convívio e integração para os visitantes aproveitarem a natureza do local.

Design sem nome6

O ambiente conta com o conceito de lixo zero e possui um ponto de “check in” virtual que inclui espaços instagramáveis para o público registrar a visita, além de placas com um QRcode, para acesso ao tour virtual da Usina do Piraí. A hidrelétrica, atualmente, tem potência instalada de 780 kW, e está em operação desde 1908 de forma ininterrupta.

“A Praça da Energia tem como objetivo valorizar o nosso patrimônio histórico e, principalmente, ambiental. É uma experiência para que possamos melhor receber moradores e turistas em um dos mais belos atrativos da região de Joinville, que merecia ter o seu ponto de check in”, diz o diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios da Celesc, Pablo Cupani.

Design sem nome8

Cupani destaca que com a proposta do novo espaço, a Celesc busca também despertar a consciência ecológica na população e estar cada vez mais próxima da comunidade por meio de projetos e ações que resgatem a memória catarinense por meio do desenvolvimento da sua matriz energética e da geração de energia elétrica do estado.

Design sem nome27

Para a coordenadora do projeto, Rosane Salvini, o espaço vai possibilitar um estreitamento das relações entre a empresa e a sociedade. "O local vai promover um sentimento de pertencimento e criar ações em prol da saúde e bem estar", completa.

O local fica aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos finais de semana das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h.

Design sem nome28

 

Sobre a Usina Hidrelétrica do Piraí

Inaugurada oficialmente em fevereiro de 1908, Piraí é a usina mais antiga de Santa Catarina. É uma das únicas do país a gerar energia sem sofrer interrupções desde a inauguração.

Instalada inicialmente com 400kW de potência, no início, fornecia energia para alguns prédios públicos e para iluminação das ruas do centro de Joinville. Hoje, a sua energia continua contribuindo com o sistema elétrico. Porém, mais do que isso, representa um grande patrimônio da energia dos catarinenses.

Em 1925, foram construídas as represas e a usina passou a fornecer energia elétrica também para São Francisco do Sul.

A energia de Piraí sustentou o desenvolvimento econômico e social de Joinville, principalmente até a década de 1970, quando a energia vinda de outras hidrelétricas passou a atender o crescimento da região.

A outorga de Piraí passou para a Celesc por meio do Decreto Federal no 59.453 de 3 de novembro de 1966, com termo de prorrogação de 29 de junho de 1999 e termo final de concessão, assinado em 7 de novembro de 2016. Depois, passou por processo de automação, sendo atualmente telecomandada diretamente do Centro de Operação da Geração, em Florianópolis.

A região de entorno da Usina, aos pés da Serra do Mar, está ocupada por pequenas propriedades agrícolas. A arquitetura enxaimel de várias casas, algumas centenárias, revela a sua origem: a colonização alemã. O ambiente campestre, reforçado pela natureza exuberante com rica fauna e flora e belos riachos, atrai hoje inúmeros visitantes, muitos deles adeptos do ecoturismo e ciclo aventura.

Design sem nome29

Texto e fotos: Comunicação Celesc